Vereadores de Taquaritinga tentaram impor a lêi da mordaça a imprensa


       Na última reunião do legislativo taquaritinguense, um requerimento foi apresentado pelos quatros vereadores de oposição, contra os Blog´s do município (Taquara on line, Junior Albuquerque, Pão de Açúcar Livre e o Fala Meu Povo). O requerimento de Nº 158 pedia que o Ministério Público intimasse os blogueiros para prestarem esclarecimentos. O que me causou surpresa, pois em nenhum desses blog´s esses quatro vereadores foram ou tiveram suas imagens denegridas ou coisa desse tipo. 
        Na opinião de nosso Blog, esses vereadores que apresentaram o tal requerimento, o fizeram apenas para tentar aparecer na mídia, pois a insignificância parlamentar de alguns, frusta eles mesmos como vereadores. Na explicação pessoal, a vereadora Rogéria, pediu respeito e que que esses Blog´s falassem sempre a verdade; quero dizer a Srª vereadora, que falta de respeito, é ser cassado por corrupção ativa, e sobre a questão da verdade, eu pergunto a ele, quem foi cassado por corrupção em Taquaritinga do Norte? responda vereadora com a verdade.
         Com relação ao vereador Ronaldo Veiga, esse eu nem comento, pois ele como uma pessoa formada, educada, preferiu se apequenar e retroagir, tentando impor uma censura vista hoje só em países como Venezuela, acho que o nobre vereador deveria ir ser político lá. Ele também falou sobre ética, mas eu pergunto, é ético da parte dele ver que alguns distritos faltar até ambulâncias enquanto o prefeito anda em um carro de quase 200 mil reais? 
        Sobre a vereadora Beta, é lamentável, pois ela falou que os Blog´s deveriam publicar as coisas boas. Quero dizer a vereadora que nunca deixamos de publicar as matérias enviadas por qualquer órgão que nos enviou suas matérias, inclusive do governo municipal, então vereadora, devido ao seu despreparo para exercer esse cargo, prefiro parar por aqui. 
           Já o vereador Batata, no fim da reunião, me confidenciou que assinou o requerimento, mas não sabia de que se tratava, então vereador, da próxima vez, leia, pois você pode estar assinando sua renuncia, e deixe de tentar calar a imprensa e corra atrás de arrumar recursos para terminar a entrada de Pão de Açúcar que ficou conhecida como Avenida Funil.
          O direito dos jornalistas de criticar pessoas públicas, quando motivado por razões de interesse coletivo, não pode ser confundido com abuso da liberdade de imprensa. Esse foi o fundamento do ministro Celso de Mello, do STF, para rejeitar pedido de indenização do desembargador aposentado Francisco José Rodrigues de Oliveira Filho, ex-presidente do TJ de Santa Catarina, contra o jornalista Cláudio Humberto Rosa e Silva. Quero dizer aos amigos que nada irá me intimidar. Enquanto a verdade estiver comigo nenhum tipo de ameaça e acusação servirá de mordaça para calar a minha voz.Eu vivo num país livre, onde qualquer tipo de censura não tem respaldo moral. O parágrafo IV do Art. 5º diz que “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”, e no § 2º do Art. 220 diz-se que “é vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística”.A liberdade de expressão está aí para proteger a sociedade. E eu, como jornalista em formação, vou defender esse meu direito até o fim.
         Para finalizar, quero agradecer aos vereadores Demir (PMDB), Mir (DEM), Felipe Arruda (DEM) e Jarbas Pinto (DEM) e o presidente Léo (PT), que votaram contra tal requerimento, presando pela liberdade de imprensa e por serem republicanos de verdade, e não projetos de ditadores.Estamos de olho, se não, daqui a alguns dias vai ter vereador em Taquaritinga querendo mudar a lêi da gravidade...

Junior Albuquerque

Nenhum comentário:

Postar um comentário