Convenhamos: comidinhas juninas são uma gostosura…


             Comidas juninas geralmente têm bastante calorias. Receitas à base de leite integral, leite de coco e açúcar deixam as guloseimas também ricas em gordura (Foto: Alexandre Belém/JC Imagem)
            Confesso que eu adoro o cardápio junino. Já fui daquelas que fazem dieta antes da temporada da festa de São João apenas para não ficar com peso na consciência por me liberar para comer milhos cozidos e assados, bolo de milho, pé de moleque, canjica, pamonha.Hoje em dia, relaxei mais um pouco. Mas sei (e friso) que não devemos bobear e nem mesmo enfiar o pé na jaca, como bem diz a linguagem popular. Afinal, dependendo dos ingredientes acrescentados às receitas com milho e da quantidade das porções que ingerimos, podemos criar uma guerra contra a balança.
          O item mais saudável do cardápio junino é mesmo o milho – cozido ou assado. Trata-se de uma excelente fonte de proteína, energia, carboidratos (essencialmente amido), gordura, proteínas, vitaminas B1, A e E e sais minerais.Diferentemente do trigo e do arroz, que são refinados durante o processo de industrialização, o milho conserva a casca, que é rica em fibras – nutriente funcional que atua como coadjuvante na redução dos níveis do colesterol e da glicose no sangue, além de dar uma mãozinha ao bom funcionamento do intestino.Por outro lado, as canjicas, as pamonhas e os bolos são ricos em calorias. São receitas que exigem leite integral, leite de coco e açúcar (ingredientes da canjica, pamonha e bolos) e, dessa forma, tornam essas guloseimas também ricas em gordura.“Devem evitar o excesso as pessoas com alguma restrição alimentícia por ordem médica, aquelas que fazem dieta para redução peso ou que procuram ter uma vida saudável”, alerta a nutricionista Karla Conolly, do Hospital Jayme da Fonte, no Recife. A melhor dica é seguir a moderação: nem demais e nem tão pouco.


            Bolo de milho é uma delícia. Quer degustá-lo? Para isso, a melhor dica é seguir a moderação: nem demais e nem tão poucoNão devemos nos privar dessas iguarias, exceto se houver alguma recomendação médica. 
          Dessa maneira, Karla orienta substituir o açúcar por adoçante, o leite integral pelo desnatado e não usar o leite coco. Afinal, as comidinhas de milho à base de leite coco são ricas em gorduras saturadas, que exigem do organismo uma digestão difícil.“E quem não leva a sério esse recado corre o risco de sentir mal-estar, dores de barriga e desconfortável sensação de empacho”, complementa a nutricionista. Ah, e sobre o milho cozido ou assado, vendido na rua, Karla avisa: “O produto deve ser assado na hora. Deve-se, então, evitar o consumo desses tipos de milhos que ficam expostos por muito tempo”. E se for cozido, é importante observar se o líquido do caldeirão esta fervendo.

falameupovo.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário