O QUE É DEMOCRACIA?

Dr. Paulo Lima
          

                 Interessante a nota que o pessoal do blog “Dália Net” postou no sítio da nossa Rádio Filadélfia – FM, sob o sugestivo título“POR QUE ZECA INCOMODA?” Excetuando os erros de português - aí incluídas palavras escritas e grafadas incorretamente - a exemplo de esculto (a palavra correta é escuto , do verbo escutar); repaginantes (acredito que queriam escrever repugnantes) “detratar” (a palavra correta é destratar), dentre outros vários erros contidos, o texto é realmente interessante e merece um comentário. Aliás eu sugeriria a meia dúzia de amigos que me lêem, que leiam o texto no sítio da FILADÉLFIA. Certamente vocês chegarão à conclusão de que o mesmo é interessante. Não sei se o texto teve destinatário certo, mas se teve e foi dirigido à minha pessoa gostaria de salientar que a carapuça não me coube. Ou será que coube? Explico. Ao que tudo indica os Senhores do referido blog leram o meu artigo ali postado nesta segunda-feira, intitulado “ESTÁ CHEGANDO A HORA”. É que no mesmo faço referência à ZECA COELHO como sendo o comandante, de fato, da máquina administrativa de nosso Município, sendo o Prefeito EVILÁZIO, de fato, o seu mandatário. Ao que tudo indica o meu texto incomodou. Não retiro uma vírgula do que disse. Mas, democracia é assim mesmo. Graças a Deus vivemos uma democracia plena, na qual temos o direito de nos expressar livremente. Assim nos ensina e nos concede este direito a nossa Carta Magna, através do inciso IV do art. 5º que trás a seguinte mensagem, verbis: “É livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato” Coragem é outra qualidade que tenho, aliada à responsabilidade. Eu sempre assumo o que digo e faço. Sem ódio e sem medo, é bom sempre lembrar. A propósito, porque será que ZECA COELHO é sempre tratado como se fosse um coitadinho, uma vítima de todas as injustiças que acontecem nessa terra? Dito isto teria alguns reparos a fazer em relação à nota. Por primeiro, diria que não guardo ódio em meu coração. Em Taquaritinga só tenho amigos e se ZECA não é meu amigo, inimigo tenho certeza de que não é. Pelo menos não o tenho nesta conta. Por segundo, não tenho nenhum motivo para ter ódio ou sequer qualquer sentimento pessoal contrário à pessoa de ZECA, ou de EVILÁZIO ou de quem quer que seja aqui em nossa cidade. Se assim posso ser tratado, diria que sou adversário do grupo que ora está no poder na nossa querida e bela“Dália da Serra”. Arrogância e soberba são defeitos que ainda não descobri que os tenho. Graças a Deus. Ou será que os tenho e não sei? Por segundo, no meu artigo não usei palavras repugnantes; ao menos penso que não. Ao que sei, o episódio que findou na cassação de ZECA não foi fruto de armação, ou de calúnias desferidas à pessoa de ZECA, mas sim, foi fruto da atuação diligente do MINISTÉRIO PÚBLICO de nossa Comarca, que resultou numa ação judicial e findou por cassar o seu diploma de prefeito, tornando-o inelegível por oito longos anos, através de um processo onde lhe foi garantido o amplo direito de defesa e de usar todos recursos disponíveis. Tanto assim o é, que ZECA recorreu e perdeu em todas as instâncias da Justiça de nosso País. E é por este motivo que reafirmo que ZECA somente colocou EVILÁZIO na prefeitura por que não pode concorrer a mais um pleito, embora seja verdade que nem poderia, pois já tinha sido reeleito. Isto é fato. Mas, pergunto: será que alguém tem alguma dúvida de que se ZECA pudesse concorrer a um pleito majoritário em 2012 ele deixaria EVILÁZIO concorrer, ou será que ele mesmo iria disputar? Dúvidas não tenho de que ZECA é uma liderança em Taquaritinga do Norte. Nunca disse o contrário. Votos, ZECA tem, pois elegeu EVILÁZIO e elegeu a sua esposa vereadora. E é claro que ZECA tem muitos mais votos que eu, por exemplo, já que nunca disputei uma eleição. Só há uma pequena diferença: eu posso disputar uma eleição, mesmo que só receba uma meia dúzia de votos. ZECA não. Mas tudo isto que escrevo é tão somente para recomendar aos senhores da “Dália Net” (se tiverem oportunidade de ler este artigo, claro), para ter mais atenção à nossa língua quando forem publicar suas notas e para que lembrem que democracia é, também, a convivência e a aceitação de pensamentos contrários. Tudo o mais é ranço de autoritarismo, que não cabe mais. Um abraço a todos.

Paulo Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário