A Tão Falada “Terceira Via”!!!
Muito se tem falado na criação de uma terceira via partidária em Taquaritinga do Norte, os bochichos se espalham pelos quatro cantos da cidade, e até já se inumera os candidatos “revolucionários” que vão implantar essa idéia. Agora, pensando um pouco, será que as pessoas sabem o que significa a terceira via? Será que estes candidatos pré-escolhidos estão por dentro do assunto? Será que os candidatos tem idéias inovadoras que se diferenciem dos grupos políticos existentes na Dália da Serra? Estas são perguntas que estão sobrevoando os céus de Taquaritinga neste ano que antecede mais uma eleição para prefeito e vereadores.
Não adiantará nada eleger alguém que vai cair na mesmice dos outros, o povo deve ser soberano e escolher pessoas capacitadas, se realmente quiserem uma nova ideologia política, senão, alguns vão apenas vestir uma nova cor de camisa, cantar novas músicas e depois colher uma administração inexperiente e desastrosa.
Esse assunto tem sido debatido em muitos meios de comunicação da nossa região e nomes como: Demir (atual Vereador-re-eleito), Lero (atual Vice-prefeito), Léo Arnóbio (atual Presidente da Câmara de vereadores) e Borges (Ex-Vice-prefeito) tem sido alvo de comentários e são apontados pelo povo como os grandes nomes para a criação de mais uma chapa eleitoral no município.
Vamos ver como vai se desenrolar esse nó político, que se deu origem devido ao desgaste causado pelos grupos políticos existentes em Taquaritinga.
Você sabe o que é “Terceira Via?”
Bill Clinton e Tony Blair, dois entusiastas da terceira via.
A terceira via é uma corrente da ideologia social-democrata que entrou em vigor a partir da década de 1990. Tenta reconciliar a direita e a esquerda, através de uma política econômica conservadora e de uma política social progressista. Entretanto, a terceira via pode ser vista como um "centrismo radical" com novas idéias e ações que se diferenciam da esquerda e da direita conservadora, algo novo e revolucionário, como por exemplo o estilo e as propostas de governo de Marina Silva (candidata a presidente em 2010.
A terceira via teve sua origem no governo trabalhista que emergiu na Austrália no final da década de 1980. Ganhou popularidade durante o governo de Bill Clinton nos Estados Unidos, sendo também defendido pela mulher dele, Hillary Clinton, durante a campanha presidencial de 2008. O primeiro-ministro britânico Tony Blair e sua facção dentro do Partido Trabalhista, foram os defensores mais entusiastas da terceira via.
História de como surgiu a idéia de “Terceira Via”.
Em 5 de fevereiro de 1998, o então primeiro-ministro britânico Tony Blair anunciou, em Washington, D.C., junto com o presidente estadunidense Bill Clinton, a decisão de convocar uma reunião internacional para discutir e atualizar a social-democracia, criando um movimento que foi denominado de "terceira via".
Naquela época Tony Blair despontava como uma liderança mundial, conseguindo reunir sucessivamente, em Florença, Washington e Londres, figuras como Bill Clinton, Lionel Jospin, Gerhard Schröder, Massimo D'Alema, Fernando Henrique Cardoso, António Guterres e Ricardo Lagos, entre outros governantes e intelectuais ligados de uma forma ou outra à social-democracia européia, ou ao Partido Democrata dos Estados Unidos.
Na América Latina, o processo deu-se de maneira diferente, apenas no Chile e no Brasil, foi que a proposta da terceira via teve grande repercussão. No caso do Chile, esse destaque se deu a partir da consolidação da aliança entre o Partido Socialista e o Partido Democrata Cristão durante o governo de Ricardo Lagos (1990-1996), que aderiu pessoalmente ao projeto. No Brasil, o destaque se dá a partir da consolidação do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e da participação ativa do presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), na formulação das ideias do movimento, ao lado de Tony Blair e Bill Clinton.
A terceira via começou a perder fôlego na década de 2000, em parte devido à derrota nas urnas de seus líderes mais importantes. O idealizador do movimento, Tony Blair, foi afastado da liderança do Partido Trabalhista em 2007, enfrentando forte oposição da imprensa e da opinião pública inglesa devido à denúncia de que teria mentido para justificar a entrada de seu país na Guerra do Iraque. Seu substituto, Gordon Brown, também ideólogo da terceira via acabou sofrendo uma das derrotas eleitorais mais arrasadoras da história do partido.
A terceira via em Taquaritinga, por enquanto é apenas a vontade de alguns e a revolta de outros, uma coisa é certa, os grupos CALABAR e BOCA PRETA perderão integrantes (não se sabe quantos e nem se dará pra eleger um terceiro candidato) se o candidato da terceira via não se eleger, esse talvez seja o fator que vai determinar a vitória de alguém, é esperar pra ver de qual dos dois grupos políticos vai sair mais gente...