PREFEITURA ENTREGA TRÊS CENTROS DE REFERÊNCIA 
A POPULAÇÃO DE TAQUARITINGA.

          O governo municipal de Taquaritinga do Norte fará agora, no dia 06 de Abril, a inauguração do Centro de Referência a Assistência Social de Taquaritinga do Norte e também do Centro de Referência Especializada da Assistência Social e das novas instalações do CRAS no Distrito de Pão de Açúcar.
         Tudo começa a partir das 8 horas da manhã no Loteamento Marília, onde a população irá conhecer o novo Centro Social voltado para o atendimento familiar e comunitário da população taquaritinguense. Em seguida todos se deslocarão até o Distrito de Pão de Açúcar, onde acontecerá a inauguração do Centro de Referência Especializada, localizado à Rua José Juventino e a apresentação das novas instalações do CRAS.
      O prefeito Evilásio Araújo provavelmente participará das inaugurações acompanhado de todo o grupo político que participa da administração municipal.
EDSON VIEIRA PEDE AGILIDADE 
AO CONGRESSO NACIONAL 
SOBRE EMANCIPAÇÃO AOS MUNICÍPIOS

            O deputado Edson Vieira (PSDB) defendeu nesta terça-feira (29) que o Congresso Nacional aprove o quanto antes a lei que fixa os critérios pelos quais os Estados voltariam a emancipar novos municípios. 
         Para Vieira, já são quase 15 anos sem haver novas emancipações, isto porque a aprovação de uma emenda constitucional paralisou o processo de desmembramento de distritos.
         O Parlamentar lembrou que é autor de dois projetos que sugerem emancipações dos distritos de Pão de Açúcar (Taquaritinga do Norte) e São Domingos (Brejo da Madre de Deus). 
          O deputado frisou que, São Domingos fica aproximadamente a 50 km da sede do Brejo da Madre de Deus e a uns 300 metros de Santa Cruz do Capibaribe e Pão de Açúcar a 20 kms de Taquaritinga do Norte e a uns 6 km de Santa Cruz. Edson declarou que “Graças à proximidade destes distritos com Santa Cruz é que ambos estão se desenvolvendo cada vez mais rápido, isto certamente favorecerá a independência.”


Assessoria de Imprensa do Dep. Estadual Edson Vieira.
TURISMO VERGONHOSO!!!

         Taquaritinga do Norte é conhecida regionalmente pela prática do Vôo Livre, um esporte radical nada comum nessa região do país, que agora vem sendo praticado também em outras cidades vizinhas. Mas o hábito de voar deu-se início aqui em Taquaritinga por volta de 1994, quando o prefeito da época o sr. Jânio Arruda da Silva inseriu a cidade no Circuito Asa Branca de Vôo Livre. (sem demagogia e sem partidarismo) Elevando a cidade a um nível considerável, turisticamente falando, com a popularização do evento, Taquaritinga foi notícia em vários meios de comunicação, inclusive a nível nacional, recebeu visitas de muito famosos, foi capa de jornais, revistas, matéria de telejornais e tornou-se um roteiro fortemente atrativo para o turismo local, recebendo sempre muitos visitantes em todas as épocas do ano e isso permanece até os dias atuais. Após o evento tornar-se referência e uma marca do seu governo, Jânio continuou realizando o evento enquanto esteve á frente da prefeitura, mas como o que move Taquaritinga é a política as coisas mudaram, quando o sr. José Pereira Coelho (Zeca) assumiu a prefeitura ficou a dúvida, será que ele realizará um evento criado por Jânio? (o que por sinal é uma falta de maturidade gigantesca dos políticos de Taquaritinga, esse fato de não manter as poucas coisas boas deixadas por alguns prefeitos) Mas a resposta logo veio. E como era de se esperar Zeca não realizou o evento durante os seis anos que governou a cidade, (pura politicagem), na verdade o que acontece é o seguinte, o proprietário do sítio onde se localiza a famosa Rampa do Pepê, dizem que é simpatizante do grupo político de Jânio, imagina-se que talvez devido a isso ele coloque algumas dificuldades quando um prefeito Calabar tenta realizar o evento, embora sabemos que não há um grande interesse por parte do grupo Calabar, pois esse pequeno impasse com o proprietário não é algo impossível de se resolver!
        E novamente quem sai perdendo com essa guerra política é a nossa adorada Taquaritinga!
        Mesmo o evento não sendo mais realizado, quando chega um visitante a nossa cidade ele logo pergunta:   Onde é que fica a Rampa do Pepê? Por isso, a Rampa deveria estar bem conservada e pronta pra receber os turistas, já que é um dos principais atrativos da cidade, infelizmente não é o que se vê! A atual administração que se diz estar preocupada e buscando solução para alavancar  o turismo, parece ter esquecido que existe a Rampa do Pepê na cidade, pois o desprezo é total, não resta nada da Rampa a não ser um pedaços de madeira que logo cairão. Para trazer coisas novas, precisamos cuidar antes das que já temos por aqui e não abandonar!
 "A Rampa do Pepê é o melhor ponto de vôo livre de Pernambuco, e um dos melhores do Brasil."
          Para AVANÇAR COM O POVO, é preciso ouvir o povo, suprir suas necessidades e proporcionar qualidade de vida!
        Aliás, não se entende o que é feito com as verbas repassadas para o Turismo em nossa cidade, não vemos nada de novo, apenas os eventos que já existiam e mais nada, e nem adianta dizer que parte desse dinheiro vai para a Casa das Juventudes, pois ela recebe uma verba separada do Governo do Estado. O atual prefeito tem feito sim,algumas melhorias em nosso município, mas o que se pode notar de melhoria é apenas o trabalho realizado pela Secretaria de Educação, pois todo o resto fica devendo.
Temos que falar, divulgar essas imagens e acabar com essa politicagem mesquinha que reina em nosso município, uma terra boa, linda e de gente acolhedora. Não podemos aceitar mais esse descaso! Nem nós, nem Taquaritinga merece!

Ao ver essas imagens, me senti 
um cidadão norte-taquaritinguense envergonhado!  


Postagem exclusiva! falameupovo.blogspot.com

Escola Gilzenete Guerra

no distrito de Pão de Açúcar é ampliada

 


           A Prefeitura de Taquaritinga do Norte entrega mais uma obra a população. Desta vez, a ampliação da Escola Gilzenete Guerra no Distrito de Pão de Açúcar.
         A mesma atende cerca de 1500 alunos divididos entre a creche, Ensino Fundamental I, II e Educação de Jovens e Adultos. A ampliação compreendeu na construção de mais quatro salas de aula e corredor coberto, todas com ventilação e diversas melhorias que irão beneficiar diretamente o aprendizado dos estudantes e oferecer mais conforto e segurança a eles, professores e funcionários.
          Segundo o Prefeito José Evilásio, estas ampliações e reformas que estão acontecendo nas escolas municipais são importantes para incentivar o aprendizado e despertar nos alunos a vontade de aprender. “Estas melhorias nas escolas municipais só constatam o compromisso que temos para com a educação das nossas crianças. Sabemos que a escola é a extensão da casa dos alunos, por este motivo temos o compromisso de ofertar ambientes acolhedores e adequados para melhor avançarmos o ensino na nossa cidade”, ressaltou.
         Evilásio ainda completou: “O nosso governo tem o mesmo compromisso com todas as áreas, e estamos trabalhando firme para realizar mais sonhos da comunidade e
 avançarmos a nossa amada Dália da Serra”.

Henrique Figueirôa
Assessor de imprensa e Marketing
Borges poderá ser a grande surpresa!

  " em política tudo é possível."


         Na IV caminhada jovem de Pão de Açúcar evento realizado no sábado 26 a classe política compareceu em bom número, e um dos destaques da noite foi o ex-vereador e ex vice-prefeito Borges, que retornou em definitivo ao município depois de passar um período no estado do Maranhão.
     Borges como sempre muito avontade na "terrinha" aproveitou para comprimentar correligionários e amigos que estiveram presentes no evento, e para aqueles que acham que Borges não tem mais pretensões políticas podem começar a ficar de orelha em pé.
      Após passar a vida dentro da política do município vivendo eleição pós eleição vencendo e perdendo, duvido muito que sua carreira tenha acabado ou perto de se acabar, em uma possível composição da chapa majoritária tendo o seu nome como candidato a prefeito não me surpreenderia em nada.   

Fonte: paodeacucarlivre.blogspot.com

A ida do que não foi.

"a corda desafinada voltou a tocar."

       É isso mesmo o ex vereador Gilson Carlos chegou até a ser ex diretor distrital mas por pouco tempo, Gilson voltou atrás da sua decisão após uma conversa ao pé do ouvido com alguns integrantes da cúpula do prefeito.
     Sua vontade de ter o reconhecimento devido foi bradado com seu pedido de demissão, a falta de pessoas com coragem e muito saco para assumir o cargo, fez com que o vice prefeito conseguisse segura Gilson no cargo.
      Resta saber se vão conseguir afinar a corda de Gilson, a corda que toca mais desafinada na orquestra do Obama do agreste. Gilson ainda não entedeu que com o prefeito tem que entra mudo e sair calado e principalmente no tocante a Pão de Açúcar. 

Fonte: paodeacucarlivre.blogspot.com
A Tão Falada “Terceira Via”!!!

Muito se tem falado na criação de uma terceira via partidária em Taquaritinga do Norte, os bochichos se espalham pelos quatro cantos da cidade, e até já se inumera os candidatos “revolucionários” que vão implantar essa idéia. Agora, pensando um pouco, será que as pessoas sabem o que significa a terceira via? Será que estes candidatos pré-escolhidos estão por dentro do assunto? Será que os candidatos tem idéias inovadoras que se diferenciem dos grupos políticos existentes na Dália da Serra? Estas são perguntas que estão sobrevoando os céus de Taquaritinga neste ano que antecede mais uma eleição para prefeito e vereadores.
Não adiantará nada eleger alguém que vai cair na mesmice dos outros, o povo deve ser soberano e escolher pessoas capacitadas, se realmente quiserem uma nova ideologia política, senão, alguns vão apenas vestir uma nova cor de camisa, cantar novas músicas e depois colher uma administração inexperiente e desastrosa.
Esse assunto tem sido debatido em muitos meios de comunicação da nossa região e nomes como: Demir (atual Vereador-re-eleito), Lero (atual Vice-prefeito), Léo Arnóbio (atual Presidente da Câmara de vereadores) e Borges (Ex-Vice-prefeito) tem sido alvo de comentários e são apontados pelo povo como os grandes nomes para a criação de mais uma chapa eleitoral no município.
Vamos ver como vai se desenrolar esse nó político, que se deu origem devido ao desgaste causado pelos grupos políticos existentes em Taquaritinga.
  
Você sabe o que é “Terceira Via?”

Bill Clinton e Tony Blair, dois entusiastas da terceira via.

A terceira via é uma corrente da ideologia social-democrata que entrou em vigor a partir da década de 1990. Tenta reconciliar a direita e a esquerda, através de uma política econômica conservadora e de uma política social progressista. Entretanto, a terceira via pode ser vista como um "centrismo radical" com novas idéias e ações que se diferenciam da esquerda e da direita conservadora, algo novo e revolucionário, como por exemplo o estilo e as propostas de governo de Marina Silva (candidata a presidente em 2010.
A terceira via teve sua origem no governo trabalhista que emergiu na Austrália no final da década de 1980. Ganhou popularidade durante o governo de Bill Clinton nos Estados Unidos, sendo também defendido pela mulher dele, Hillary Clinton, durante a campanha presidencial de 2008. O primeiro-ministro britânico Tony Blair e sua facção dentro do Partido Trabalhista, foram os defensores mais entusiastas da terceira via.

História de como surgiu a idéia de “Terceira Via”.
Em 5 de fevereiro de 1998, o então primeiro-ministro britânico Tony Blair anunciou, em Washington, D.C., junto com o presidente estadunidense Bill Clinton, a decisão de convocar uma reunião internacional para discutir e atualizar a social-democracia, criando um movimento que foi denominado de "terceira via".
Naquela época Tony Blair despontava como uma liderança mundial, conseguindo reunir sucessivamente, em Florença, Washington e Londres, figuras como Bill ClintonLionel JospinGerhard SchröderMassimo D'AlemaFernando Henrique CardosoAntónio Guterres e Ricardo Lagos, entre outros governantes e intelectuais ligados de uma forma ou outra à social-democracia européia, ou ao Partido Democrata dos Estados Unidos.
Na América Latina, o processo deu-se de maneira diferente, apenas no Chile e no Brasil, foi que a proposta da terceira via teve grande repercussão. No caso do Chile, esse destaque se deu a partir da consolidação da aliança entre o Partido Socialista e o Partido Democrata Cristão durante o governo de Ricardo Lagos (1990-1996), que aderiu pessoalmente ao projeto. No Brasil, o destaque se dá a partir da consolidação do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e da participação ativa do presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), na formulação das ideias do movimento, ao lado de Tony Blair e Bill Clinton.
A terceira via começou a perder fôlego na década de 2000, em parte devido à derrota nas urnas de seus líderes mais importantes. O idealizador do movimento, Tony Blair, foi afastado da liderança do Partido Trabalhista em 2007, enfrentando forte oposição da imprensa e da opinião pública inglesa devido à denúncia de que teria mentido para justificar a entrada de seu país na Guerra do Iraque. Seu substituto, Gordon Brown, também ideólogo da terceira via acabou sofrendo uma das derrotas eleitorais mais arrasadoras da história do partido.

A terceira via em Taquaritinga, por enquanto é apenas a vontade de alguns e a revolta de outros, uma coisa é certa, os grupos CALABAR e BOCA PRETA perderão integrantes (não se sabe quantos e nem se dará pra eleger um terceiro candidato) se o candidato da terceira via não se eleger, esse talvez seja o fator que vai determinar a vitória de alguém, é esperar pra ver de qual dos dois grupos políticos vai sair mais gente... 
PROCISSÃO DE SÃO JOSÉ EM PÃO DE AÇÚCAR,
RECHEADA DE ATRAÇÕES POLÍTICAS.


                      
          Em Pão de Açúcar neste Domingo 20 de Março aconteceu a tradicional Procissão de São José marcando o último dia da festa do padroeiro, mas como é de costume nestas festas de padroeiro aqui da região, os políticos não deixaram de aparecer e roubar a atenção da festa, os grupos, ou como diria o povo: "as patotinhas" estavam bem visíveis, mas apesar disso não se tem ainda um quadro definido do que acontecerá em 2012.
          Praticamente em todo o momento, o deputado Zé Augusto(PTB) ficou acompanhado de seus aliados de sempre e os integrantes de um grupo, que me informaram que se chama "FEDERAL" e com eles seguiu a procissão de São José até o fim, permanecendo até o final da missa.
          Um dos fatos que mais chamou atenção foi o vice-prefeito Lero que durante toda a festa ficou ao lado do deputado Zé Augusto e também dos vereadores Léo e Demir entre outros populares aliados por toda a procissão, essa atitude criou um clima de ainda mais mistério no que diz respeito a eleição do ano que vem (???????????). 
          Outra coisa interessante é o fato do deputado Diogo Moraes não aparecer, éh, pelo visto ele foi eleito por pessoas de outras regiões do estado pois não dá as caras nos eventos dessa região!!!
          O ex-prefeito Jânio Arruda, esteve presente também, junto com aliados e   partidários, recebeu comprimentos do deputado Zé Augusto e demonstrou estar a vontade, o que é bem típico dele.
          Quanto ao prefeito Evilásio, estava praticamente só em se tratando de fortes aliados políticos, apenas as presenças de alguns vereadores como Ronaldo Veiga e Beta! Ás vezes demonstrava insegurança, mas passou despercebido, devido as novas alianças que teimam em se formar!

Diretor distrital de Pão de Açúcar um cargo ácido.


      "o ex-vereador foi apenas mais um que não conseguiu ficar no cargo"
       Falta de atenção, precárias condições de trabalho e uma enorme demanda de trabalhos a serem feitos esses são os prováveis motivos da demissão do ex-diretor distrital Gilson Carlos, um cargo que realmente não tem sido dos mais confortáveis da administração do prefeito Evilásio Araújo nos três anos de governo já é a quarta mudança no cargo.
     Gilson que nunca esteve á vontade no governo Evilásio, ao não conseguir eleger-se no último pleito foi lhe oferecido a secretaria de obras (secretaria da cota de Pão de Açúcar)
( e os atritos com o prefeito não demoraram a acontecer, até que no último pleito para deputado o então secretário Gilson Carlos não seguiu a cartilha do prefeito votando em Eduardo de Matos, voto este que lhe impediu de volta ao cargo de secretário.
      E ao assumir o cargo de diretor distrital a cobrança do povo e a não resposta do prefeito as cobranças culminaram no pedido de demissão do então diretor, cargo este que dará uma grande dor de cabeça ao vice-prefeito Lero já que cabe a ele a missão de indicar o sucessor. E aí quem tem coragem?    

Fonte: paodeacucarlivre.blogspot.com
Vereador articula candidatura a prefeito de 
Taquaritinga do Norte, em 2012 
O vereador Demir (PMDB), que foi eleito nos pleitos de 2004 e 2008, o mais votado do Município de Taquaritinga do Norte, tem recebido o sinal verde de amigos, políticos e empresários para disputar as próximas eleições na “Dália da Serra”.
Segundo informações, os eleitores têm demonstrado simpatia e empolgação com a possibilidade do lançamento de uma terceira via no município, uma vez que o povo está cansado da polarização entre os “grupos políticos” existentes. Na avaliação da população Demir tem fortes possibilidades, porque trata-se de um vereador de origem simples e que tem força junto à camada mais popular da Cidade.
O vereador também conta com boas relações de amizade e política entre os grupos políticos, o que pode lhe render bons frutos nessa nova caminhada, passa por longe e pode até ser descartada uma aproximação política com o atual perfeito, e afinal, a sua relação com o comandante do “grupo boca – preta”, já é difícil, o que fica claro que o vereador seguirá independente, ou seja, é caminho sem volta ao que tudo indica, foi o que nos revelaram algumas personalidades da política taquaritinguense.
Muitas reviravoltas ainda vão acontecer daqui pra que comece o período eleitoral, enquanto isso a gente vai assistindo de camarote o vai e vem dos acontecimentos.

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE PERNAMBUCO REJEITA CONTAS DO EX-PREFEITO DE TAQUARITINGA DO NORTE

PROCESSO: 0960049-8

Dados Gerais
Situação:
Julgado
Local Atual:
GET1-Gerência Técnica da Primeira Câmara
Órgão:
Pref. Mun. Taquaritinga do Norte
Exercícios:
2008
Relator:
0241-ADRIANO CISNEIROS
Modalidade:
1-PRESTAÇÃO DE CONTAS
Tipo:
02-Prefeitura
Relatório Prévio(AUGE):
-
Parecer(PROG):
-
Obs:
PETCE N. 20652/09

Formalização
Data:
30/03/2009
Local:
IRSU
Funcionário:
0496-DANIELA MARIA CABRAL 

Documentos
Tipo
Número
Remetente
Ofício
S/N
JÂNIO ARRUDA DA SILVA (EX-PREFEITO)

Interessados
Nome:
ROBERTO NUNES MACHADO COTIAS JÚNIOR
Pessoa:
Física


Status:
Advogado/Procurador








Nome:
JÂNIO ARRUDA DA SILVA
Pessoa:
Física


Status:
Interessado Geral








Nome:
LEONILDES DAMAZIO DE MACEDO
Pessoa:
Física


Status:
Interessado Geral








Nome:
ROANLDO CÉSAR DOS SANTOS SILVA
Pessoa:
Física


Status:
Interessado Geral








Nome:
MARIA DE FÁTIMA BARBOSA TAVARES
Pessoa:
Física


Status:
Interessado Geral








Nome:
JANAÍNA DE OLIVEIRA ANDRADE
Pessoa:
Física


Status:
Interessado Geral



Tramitações
Núm.
Origem
Remetente
Envio
Destino
Destinatário
Recebimento
7
GAU02
22/02/2011
GET1
22/02/2011
6
DIPR
27/01/2011
GAU02
27/01/2011
5
GC05
26/01/2011
DIPR
27/01/2011
4
IRSU
08/11/2010
GC05
09/11/2010
3
CCE
03/09/2010
IRSU
10/09/2010
2
IRSU
23/08/2010
CCE
24/08/2010
1
ORIG
23/04/2009
IRSU
23/04/2009

Deliberações
Número:

Data:
22/02/2011
Data Publicação:

Pág. Publicação:

Tipo:
Parecer
Órg. Julgador:
1a. Câmara
Situação:
REJEIÇÃO
Status:
Vigente
Obs:


Número:
Data:
22/02/2011
Data Publicação:

Pág. Publicação:

Tipo:
Decisão
Órg. Julgador:
1a. Câmara
Situação:
IRREGULAR
Status:
Vigente
Obs:

FONTE TRIBUNAL DE CONTAS